Caros Amigos e Pacientes

"SÓ PODE CUIDAR DA SUA SAÚDE QUEM O CONHECE."
Nosso site www.saudedaboca.com.br já está no ar.

Para qualquer ORIENTAÇÃO aguardo seu contato por email, skipe ou facebook.


Um abraço.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Páscoa Ocidental e o Finados no Oriente

DIA DE FINADOS EM MACAU

Cada celebração tem, em sua origem, motivações diferentes para suas histórias, algo que aqui não será detalhado pois a extensão, complexidade e polêmicas sobre suas variadas interpretações obrigaria à elaborar uma tese de mestrado ou mesmo editar uma enciclopédia. No entanto desperta curiosidade a proximidade nas datas destes eventos. Regidos pelo calendário lunar, assim como o Ano Novo Chinês e nosso Carnaval, acabam tendo suas datas alteradas a cada ano, no caso da Páscoa ainda temos uma adequação para que sempre coincida no domingo. Neste ano o "Qingming Jie"(em chinês qinming = claridade ; jie = festa), como é chamado o "Dia de Finados", caiu numa segunda-feira. Desde 2008 o governo central percebendo a importância dada pela população decretou que a passagem da data seria feriado nacional. A rotina para preparar as comemorações são bem semelhantes ao nosso feriado de 2 de novembro. A intensa mobilização de adultos e jovens na "varrição", arrumação, ornamentação dos túmulos nos dias que antecedem o feriado além das tradicionais oferendas (comidas, objetos...)e a polêmica queima de artefatos feitos em papel. A fumaça que ascende aos céus é como uma comunicação com seus entes já falecidos que além da reza compõem este contato. São incinerados vários símbolos da vida terrena como podemos ver no clip logo abaixo.
Nos últimos anos isso tem se tornado uma preocupação para as autoridades governamentais devido à falta de cuidado dos fiéis muitas vezes ocasionando incêndios. Campanhas tem amenizado as ocorrências. Seus cemitérios lembram os nossos mas, em Macau, temos lápides "sui generis" devido á utilização de inscrições em português e chinês.
A cidade Macau está com uma utilização urbana que beira quase os 100% para isso o local dos cemitérios ficam espremidos entre os prédios.
Abaixo temos algumas imagens de Hong Kong. Interessante esse bairro Hon Hung onde temos um complexa de três grandes centros crematórios, centenas lojas de floristas, vários fabricantes daqueles objetos de papel para serem incinerados e também os locais apropriados para a "velação" onde budistas e taoístas entoam seus cantos e suas orações. Impressiona também a grande quantidade de familiares que comparecem vindos de todo canto em verdadeiras excursões até os templos sem passar desapercebido as "carpideiras" profissionais para elevar o choro e o lamento para as alturas.
os belíssimos arranjos de flores naturais com as devidas frases de engrandecimento
carro fúnebre e as organizadas "excursões"
Casas de papel para serem incineradas.

Nenhum comentário:

Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro

Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro
Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro. Até lá.