Caros Amigos e Pacientes

"SÓ PODE CUIDAR DA SUA SAÚDE QUEM O CONHECE."
Nosso site www.saudedaboca.com.br já está no ar.

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Um abraço.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

HALITOSE¨ na PIAUÍ.

 *Halitose segundo dic. Houaiss
 n substantivo feminino
Rubrica: medicina.
cheiro desagradável na boca, mau hálito; ozostomia


O divertido artigo da revista Piauí-62 NOVEMBRO-2011, chamado “Delação Anônima” resmasalta a importância e a atualidade do assunto mau hálito. Como num conto o personagem C. J .da R recebe uma notificação, após uma denúncia denúncia anônima, insinuando que ele tinha “bafo”. Não que bafo e mau hálito sejam sinônimos mas foi esse sentimento do personagem ao ler o texto. A carta era enviada pela
A. B. H. (Associação Brasileira de Halitose) o que garantia a veleidade ao assunto tratado.Alguém de seu círculo relacional que por solidariedade e constrangimento registrava antipatia ao seu hálito. Muitas  ocasiões a sinceridade direta pode gerar indisposições. Para evitar isso o denunciante  alega anonimato para poder alertar tal fatosem correr o perigo de“perder o amigo”.
Dizia a carta: “Um amigo próximo a você solicitou que entrássemos em contato para  esclarecimentos... caso você se identifique com problema, estamos a disposição para esclarecer , informar ou mesmo indicar um profissional  qualificado".
A idéia é muito boa, em breve poderemos contar em nossa “CLÍNICA DA BOCA” com tal serviço. 
É  importante é alertar que muito raramente, ou quase nunca, a halitose é proveniente do estômago. Os odores que pela boca são exalados normalmente provêm da cavidade bucal ou  pulmões.  Independentemente de onde se origina quem, melhor, pode detectar ainda é o cirurgião dentista.
Com certeza que na maioria dos casos a causa(etiologia) está nas mucosas, dorso da língua e superfícies dentárias da cavidade bucal.Doenças gengivais, língua saburrosa, próteses mau adaptadas ou uma higiene insatisfatória conferem à boca a condição de vilã. De resto quem aparece são os pulmões.
 Como assim os pulmões????
O ar que se exala pela boca vêm dos pulmões. Algumas alterações, na composição, do sangue ao passar pelos pulmões confere o mau hálito. Problemas renais, pancreáticos, hepáticos, pulmonares e biliares  podem se manifestar nos odores exalados pela boca.
Na verdade a qualidade do hálito pode revelar diagnósticos importantes para a manutenção ou tratamentos de saúde.
O bom senso nos autoriza alertar quando nossos entes queridos e próximos estariam passando sem perceber por essa mazela. Quando o constrangimento impedir de “avisar o amigo” ou solicitar tal diagnóstico, envie um email para : saude@clinicadaboca.com.br 
Que nós entraremos em contato para ajudar e orientar a melhor forma de você abordar a situação.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nhoque da Solidariedade

É com alegria que confirmamos nossa presença em mais um anivesário do Instituto Recriar (11anos) que num jantar onde o prato principal não será a refeição e sim a alegria de ver e conviver com os meninos da Casa Amarela. Todo o tempo desse trabalho preenchem a esperança de um mundo com mais tolerância e solidariedade norteando uma possibilidade concreta de uma sociedade com mais oportunidades para todos. Esperamos que cidadãos e cidadãs desta cidade se sintam como convidados imprecidíveis à participar desta festa.

Confirme sua presença e faça a diferença na vida dessas crianças e de nosso instituto.
Dia 29 de Julho
20h
Rest. Becco ( ao lado do Millenium Flat)
Visite esse site e conheça uma história BACANA de Porto Alegre
http://www.recriar.org.br/historico.htm

sábado, 25 de junho de 2011

"O melhor lugar do mundo é aqui e agora" (gilberto gil)

Mais um bom motivo para manter Woody Allen no mais alto conceito do cinema criativo e inteligente. Sala lotada para ver a película "Meia noite em Paris" onde ele apresenta na obra seus eternos dotes como diretor, roteirista, na trilha sonora com um jazz impecávelmente elegante e envolvente com a trama. Até o ator principal se saiu bem, já que até o momento só participou de grandes abacaxis, pois superou sua performance. Escrever sobre o filme sem detalhar o enredo desonera um tanto os parágrafos, além de ser incoveniente para aqueles que não apreciaram a fita de Allen. A reflexão prévia sobre a temática do filme pode aumentar o prazer de ver a obra. Essa eterna insatisfação da humanidade, em relação, de sentir-se na hora errada e no lugar menos interessante, fica evidente na proposta do filme. Não que seja fácil resolver, nos faz refletir e Allen consegue dar um inusitado desfecho para a trama. Numa mão inversa da "Rosa Púrpura do Cairo" Allen coloca seu principal personagem viajar no tempo dos dias de hoje para a Paris dos anos 20 e passa à conviver com mestres das artes visuais e literárias como T.S.Elliot, Hemingway, Picasso, Fitzgerald e outros. Inevitavelmente se apaixona pelo ambiente e por uma musa de Picasso. O seu "affair" revela não estar feliz naquela Paris "maravilhosa" querendo viver noutra época. É tipo daquela tendência de quem mora no interior querer morar na capital, o da capital quer ir para São Paulo, o de São Paulo para Nova York , de Nova York para Paris e por aí vai. Essa realmente parece ser uma idiossincrasia globalizada da humanidade. Também chama a atenção a roupa do viajante que, mesmo num tempo distante, sempre de gravata e paletó parecia estar bem vestido tanto em 2010 como 1920. Desde quando essa roupa está na moda??
Ah!! Uma última pergunta não respondida no filme como ele retornava para 2010 e como será que o detetive se escapou??
PS: Depois de ver o filme é impossível não querer ouvir Cole Porter, para o deleite acesse

http://www.youtube.com/watch?v=PEM_63_P0CY&feature=related


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Belas coincidências..



Após um onibus"errado" do centro até essa "lombinha" pego outro
onibus para chegar na esquina da rua procurada mas o número da
casa Fiat é Djalma Andrade 1250 então era necessário ir lomba

acima mesmo.


Após mais uma caminhada de 20min chego à expoisição TARSILA.


Para sair era necessário descer até o fim.

Saber durante a vinda até BH que a exposição "TARSILA e o BRASIL dos MODERNISTAS" na Casa Fiat estaria rolando no período de nossa estada foi sem dúvida uma bela coincidência. A frustação da ausência de sua tela antológica o "Abaporu" não diminuiu a alegria que todo acervo modernista brasileiro gerou na visitação da Casa Fiat. A ausência de tal obra é explicada desde a aquisição desta pelo MALBA(Museu de Arte Latino Americana da Argentina) em 1995 pela quantia recorde de 1,43 millhão de dólares pelo banqueiro argentino Eduardo Constantini. http://www.malba.org.ar/web/lacoleccion.php

A chegada parece não ter sido obtida da melhor forma. Depois de pegar dois coletivos e mais 30 min de caminhada chega-se no topo de um morro onde a tal casa quase despercebida, sua entrada, ao meio de mansões de bom gosto e grande imponência. Parece até que mesmo sendo o ingresso gratuito nas galerias a dificuldade de acesso torna a intenção para uma minoria. Como podemos acreditar que em pleno séc XXI artes pláticas ou vida inteligente na TV estejam em locais com dificuldade de acesso (sem carro, claro) ou sejam em horários quase madrugados. A rua acima era íngreme mas valeu à pena o festival de desinformação. Certamente a desinformação não foi intencional mas revelava à cada quadra que poucos moradores da cidade sabiam da existência de "tal casa". Veja as obras de Tarsila do Amaral (1886-1973) no site. www.bravonline.com.br
Uma exposição interessante para os inciantes e amantes da arte visual. Agrupada por temas e confrontando sua obra com outros autores importantes da época pré e pós semana de arte moderna de 1922. Artistas como Alberto Guignard, Ismael Nery, Di Cavalcanti, Cícero Dias, Segall, Portinari e Oswaldo Goeldi em paralelo na obra de Tarsila revelam a profunda mudança estética de cunho nacional pois constróem alegorias fundamentais para nossa identidade que necessariamente não sejam apenas bunda suada, samba e futebol. "Alegorias e mitos de um país paradisíaco é positiva e fundamental para a autoestima coletiva, desde que compreendidas por uma lente crítica. A inclusão de metáforas negativas e aspectos contraditórios da cultura brasileira no rol das possíveis representações do imaginário nacional conduz a uma compreensão mais integradas das polaridades que compõe as distintas faces do país, ao constituir um discurso mais denso e afinado com a realidade brasileira".

As coincidencias continuam hj à noite tem TONINHO HORTA, me faz lembrar daquela frase antológica colada na traseira de uma Kombi 72 caindo aos pedaços:
"A inveja é uma m...."




Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro

Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro
Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro. Até lá.