Caros Amigos e Pacientes

"SÓ PODE CUIDAR DA SUA SAÚDE QUEM O CONHECE."
Nosso site www.saudedaboca.com.br já está no ar.

Para qualquer ORIENTAÇÃO aguardo seu contato por email, skipe ou facebook.


Um abraço.

terça-feira, 8 de abril de 2008

"Deus me fez um cara....Pele e osso simplesmente,quase sem recheio.." Chico Buarque

A "Guerra do Ópio" ocorreu num primeiro momento de 1839 até 1842 .O comércio marítimo era dominado pela dita coroa inglesa .O Imperador Chinês criou dificuldades para os comerciantes que vinham pelo Mar da China. Os ingleses começam a contrabandear o ópio que tinham suas produções na Índia . Os caras plantavam na Índia e traficavam na China (deve ter servido de inspiração para Pablo Escobar). A política da "ilha"conseguiu disseminar a droga pelo continente asiático. O governo chinês, na época, numa tentativa de barrar a desintegração que tal substância estava provocando ao país apreendeu e incendiou (ação tipo "Tropa de Elite") uma grande quantidade em um porto de sua costa. Esse episódio serviu de estopim para a tal " Guerra do Ópio" que viciou desde a nobreza até o campesinato deixando literalmente toda a China debilitada. Essa droga só foi realmente eliminada com a ascenção de Mao Tsé Tung em 1949. Além disso, como a China perdeu a guerra no século XVII, motivou restrições econômicas dos ingleses e foi obrigado a abrir os portos do litoral chinês, foi lhe imposto, inclusive, a cessão de Hong Kong por um período de 100 anos .

Aqui temos uma noção de como esses chineses chegavam neste local para tratamento contra a dependência ao ópio, e como se transformavam após um longo periodo de internação.


" A primeira condição de preservação da Velha China era seu total isolamento. Uma vez que a Inglaterra deu fim brutal a esse isolamento, a decomposição sobrevirá com a mesma inexorabilidade de uma múmia retirada do hermético sarcófago em que estava preservada e exposta ao ar livre". - Karl Marx (Revolution in China and in Europa, 1853) .
Fonte
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/china_3.htm


Para quem mora longe daqui, não poderia imaginar as consequências drásticas sofridas por aqueles que foram "sequelados"pelo ópio, abertamente patrocinado por esses "pacíficos e nobres" ingleses.
Na ilha de Taipa (bairro de Macau,onde moramos), os chineses estão desde o século XII, mas os portugueses começaram a chegar em 1851. No mesmo período onde o governo conseguiu debelar a droga do país é
construído em Taipa um local (foto ao lado) 0 que funcionou para o tratamento e a recuperação das vítimas desse "investimento inglês"(claro que a China nessa época já era bem maior que Cuba e a Rainha não era tão forte quanto o BUSH ), pois os estragos provocados exigiam uma investidura do governo local (chineses e portugueses) urgente em políticas públicas de saúde .
Descrevo superficialmente assim a origem deste bairro(cidade) que teve seu grande impulso de crescimento com a construção da primeira ponte em 1974(Ponte de Amizade) - hoje já são três entre Macau e Taipa .Claro,que agora, são outros tempos,e muitas outras pessoas (quase 500.000 hab) apesar da vontade bush, Taipa assim como Macau cresceram.
Preservando seu passado sem perder a noção do futuro.


abaixo uma das pontes que une Macau a Taipa,a torre de TV e ao fundo a ilha de Taipa

vista noturna de uma Taipa "nova"





o por do sol no morro da Taipa Grande

...

aqui duas cenastípicas da Taipa histórica

Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro

Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro
Já podemos agendar nossas consultas à partir de 21 de setembro. Até lá.